quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Observar Fotografias - Fotografia abstracta

        Hoje, à semelhança do que já foi feito com as fotografias da "água", fomos todos para a internet ver e compreender a fotografia, o desenho e as imagens abstractas.
       Foi notória a admiração dos alunos pelas imagens que estavam a ver.

Alguns sites interessantes:

Aqui fica uma selecção das fotografia escolhidas pelos pequenos fotógrafos:

Fotografia abstracta


Dustin Chan


Vasco Pitschieller

Chris Thompson

Paulo Pereira

 

Pintura Abstracta


Arshile Gorky
 
Liliana Esperanza

Arte Digital Abstracta

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

7ª Actividade - Fotografia Abstracta



“Hoje fomos todos para a rua tirar fotografias abstractas.” -  Andreia Ferreira, 5C.

“A professora começou por explicar o que são fotografias abstractas: uma fotografia abstracta é uma imagem em o que interessa não é o objecto mas sim as cores, as formas e as linhas.” André Gaspar, 6D

“Fomos então para a rua e cada um tentou encontrar a sua melhor fotografia abstracta.” Débora Santos – 5A 

       

        Tudo o que nos rodei está repleto de coisas dignas de arte abstracta. A fotografia abstracta implica uma observação diferente do mundo que nos rodeia. Qualquer cenário, qualquer objecto, qualquer olhar pode culminar numa fotografia abstracta. A fotografia abstracta não captura objectos que possam ser identificados. Captura cores, padrões, formas, linhas, texturas… e organiza tudo isso de forma a levar o observador numa absorvente viagem imaginária.


Na Fotografia abstracta, o objectivo é criar uma imagem e não duplicar o que se vê!!!

Algumas dicas:
  • Comece com objectos que favorecem a abstracção, como: folhas, reflexos, sombras, etc.
  • Brinque com os contrastes
  • Procure padrões no chão, nas paredes, nos ramos, nas folhas de árvores
  • Procure texturas interessantes, linhas.
  • Há objectos que nunca pensamos em fotografar e de repente, na arte abstracta, são objectos de primeira classe.
        No início foi difícil encontrar as verdadeiras fotos abstractas. A vontade é tirar tudo o que vê sem pensar nos objectivos da actividade,  no melhor enquadramentos e na composição! 

       Depois de umas quantas fotos falhadas até entrarem na dinâmica do que era pretendido, de repetição e persistência, os pequenos fotógrafos conseguiram uma boa colecção de imagens artísticas.  Fiquei orgulhosa do trabalho produzido uma vez que apenas necessitei de realizar alguns retoques no enquadramento e contrastes,
    Aqui vai uma selecção das melhores fotos tiradas pelos CDM.fotógrafos:                          

Marta Domingues - 5A 
Marta Domingues - 5A   
Marta Domingues - 5A    
Marta Domingues - 5A   


Mariana Esteves- 6D 
Mariana Esteves- 6D 
Mariana Esteves- 6D 

Mariana Figueiredo - 5A
 
João Menezes - 6B


André Pedro - 6B
   

Andreia Ferreira - 5C

Andreia Ferreira - 5C

Andreia Ferreira - 5C    




  
André Gaspar - 6B

André Gaspar - 6B


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Análise das Fotografias das Férias de Natal

Bom Ano Novo a todos os Fotógrafos Amadores e seguidores do CDM.FotoClube

      No final do período passado ficou combinado que todos os CDM.Fotógrafos iriam tirar muitas fotos nas férias e que, no primeiro dia do clube,seriam escolhidas algumas para serem apreciadas e analisadas.

      Sendo assim, a primeira sessão deste período foi dedicada à gestão das fotografias e sua colocação na pasta do FotoClube. Cada fotógrafo criou um arquivo com o seu nome e turma para aí descarregar semanalmente as suas fotografias até serem analisadas, comentadas e/ou escolhidas para o blogue.

      Observei atenciosamente cada registo colocado pelos alunos e, de um modo geral, o problema da maioria das imagens é o mesmo para todos CDM.Fotógrafos: as fotos, além de estarem centradas, estão tremidasdesfocadas.

      Relativamente ao facto das fotografias estarem centradas - composição e enquadramento - esse assunto já foi abordado anteriormente quando se falou da regra dos terços. Podem consultar os artigos que se encontram neste blogue:
    u Dicas para um bom enquadramento, do dia 16 de Novembro de 2009
    u  1ª Actividade - Regra dos Terços, do dia 22 de Outubro de 2010.
Aí poderão seguir as hiperligações sugeridas onde são dadas mais explicações sobre composição e enquadramento.

     Sendo assim, o meu próximo contributo para ajudar os meus CDM.Fotógrafos a melhorarem as suas fotos será fornecer algumas dicas para tirarem fotos nítidas e bem focadas!

      Cá vão uns conselhos:

      Foto tremida? Desfocadas?
      Estabiliza a máquina para obteres fotos nítidas:
  • Segura bem a máquina
  • Se estiveres em pé, encolhe os cotovelos junto ao corpo, respira devagar e pressiona o botão enquanto expiras; se possível, apoia os cotovelos nalguma coisa – mesa, parede, porta, carro, nos joelhos (se estiveres sentado), no chão (se estiveres deitado…)
  • Usa o viso e estabiliza a máquina contra a cara
  • Se tiveres um tripé, usa-o. É a melhor forma de evitar oscilações!!
      Foca o motivo certo:
  • Utiliza a pré focagem. A maioria das compactas faz uma pré-focagem com o foco ao centro e só depois o disparo. O truque é antecipar isso ou seja, escolher o sitio onde se vai captar a imagem, fazer a pré-focagem (pressionar o botão do disparador até meio e não largar o dedo dessa posição), reenquadrar e, por fim, disparar pressionando até ao fim
  • Cada máquina tem os seus limites para o que será nítido. Aproxima-te ou afaste-te do motivo até estar tudo focado
     Por fim, praticar muito!!!  J


 1 Fotos das Férias
     Agora vamos à tarefa definida para hoje. Até ao momento, apenas o Daniel do 5ºA descarregou os registos das suas férias - um passeio à Vila Natal em Óbidos.
     
      É a tua sorte Daniel! Assim vou comentar mais do que apenas uma foto tua!
     
      Escolhi três fotos que pudessem resumir o teu dia na Vila Natal e, ao mesmo tempo, contar a história da Vila Natal. Quando escolhemos um conjunto de fotos para apresentar, é importante que haja uma ligação entre elas para se conseguir imaginar uma história.

       Fotos Escolhidas  
  Œ Uma foto da entrada (foi uma boa opção teres fotografado a entrada para situar a história);
   Uma vez que a foto do presépio estava desfocado, escolhi uma imagem de um dos Reis Magos (penso que é isso);
  Ž Seleccionei ainda uma foto do boneco de neve porque o Natal é época de frio e a neve.
      Também achei interessante outras duas fotografias por serem diferentes a nível da composição:
   A carpintaria
   A porta da muralha

     Dentro do possível (pois… as fotos já estavam tiradas!!), tentei melhorar as tuas imagens  para que possas comparar e evoluir como fotógrafo. Assim, da próxima vez, antes de disparar pensa nos pequenos detalhes que possam prejudicar os teus registos e tenta evitá-los. As tuas fotografias ficarão muito melhores!

» Do lado esquerdo ficam as fotos originais                             » Do lado direito estão as foto alteradas  


Œ  Nesta imagen, para centrar a atenção na entrada da vila,  recortei a foto para num formato quadrado  e eliminar o caixote do lixo que está no canto inferior direito. Coloquei a senhora no canto inferior esquerdo para que guiasse o nosso olhar até à porta.

 Nesta imagem apenas reenquadrei para eliminar a cabeça que se encontra em baixo à esquerda e para colocar o Rei Mago num dos pontos de ouro definido pela regra dos terços.

Ž Esta foto está bonita com todos os bonecos de neve a verem-se. No entanto, aproveitei-a par mostrar como um novo enquadramento pode alterar todo o sentido de uma imagem.
      Fiz um enquadramento horizontal e mais fechado para sobressair e  isolar o boneco de neve. É pena ainda se ver o poste agarrado à sua "orelha". Da próxima vez desloca-te até um poco para o lado até conseguires esconder o poste atrás do boneco.

 Neste registo da porta da muralha reenquadrei para tirar a barra de madeira que se encontra atravessada à direita e coloquei o centro do arco exactamente no centro da fotografia para houvesse um eixo de simetria. Ficou equilibrado com as bengalas gigantes de doce que se encontram de cada lado da porta. foi pena tere-se perdido a moldura natural que as árvores com os ramos verdes estavam a fazer à volta da entrada.

 





 Esta fotografia é muito bonita: as cores, os desenhos formados pelas janelas, a portas e o telhado. O senhor, virado de costas, dá um toque humano ao enquadramento.
Endireitar a foto e reenquadrei de modo a tirar tudo o que está á volta da carpintaria e sem interesse. Também mexi na cor verde para a tornar mais vibrante.

     Todas as fotos foram um pouco mais saturadas para tornar as cores mais vivas e mais apelativas.

Bons Clics a todos os Fotógrafos do CDM.Fotoclube e seguidores!!!