Deve-se evitar colocar o assunto sempre no meio da foto. O simples facto de deslocar o objecto principal da imagem para um ponto que não seja o centro torna a fotografia mais interessante.
Regra dos terços
A regra dos terços consiste em dividir a imagem em três partes, tanto na horizontal quanto na vertical. A intersecção dessas linhas, chamada de terços, é denominada "ponto de ouro" ( ou ponto de interesse) e posicionar os elementos de acordo com essas divisões.
Os pontos onde se cruzam estas linhas são os locais que realçam mais aos nossos olhos e que devemos enquadrar os objectos nesses locais.
Se for um objecto horizontal ou vertical, deve ficar "colocado" nas linhas horizontais quando for um objecto horizontal, ou nas linhas verticais quando for um objecto vertical. Não é necessário ficar milimetricamente em cima das linhas ou pontos. Estamos a falar de linhas imaginárias, estas linhas não aparecem quando tiramos fotografias....
É uma regra usada na publicidade muito utilizada pelos fotógrafos para realçar um ou vários pontos de interesse. Os pontos de interesse são os "objectos" pelo qual se resolve tirar a fotografia. São os objectos que se quer realçar na imagem.
Fotografia centrada
Fotografia segundo a regra dos terços
É claro que e que essas regras podem ser quebradas, mas é muito mais fácil quebrá-las bem quando se conhece as próprias regras.
Aplicação da regra dos terços – Retrato no Exterior
Primeira actividade realizada pelos alunos do clube para aplicação da regra dos terços.
Clic na foto para ver as fotografias
o.O
ResponderEliminarmuito obrigado por esta informação adorei ate agora foi o blog mais esplicito que vi. Agora ja sei como tornar as minhas fotografias mais apelativas.
ResponderEliminarObrigado :)
ResponderEliminarse tiver dúvidas que eu saiba resolver é só dizer :)